Dicas para conseguires "decorar" teoria


Os professores estão sempre a dizer aquela célebre frase do "Tu não tens de decorar, tens de perceber!", mas sejamos sinceros, existem vários professores em que tu tens mesmo de decorar porque eles querem a resposta exatamente igual à frase que eles disseram no dia x à tarde, caso contrário, levas um corte de resposta incompleta.

Infelizmente já sofri com isto na pele, e meus amigos, eu para decorar definições sou um zero à esquerda, porque simplesmente não tenho paciência! Prefiro mil vezes lidar com as cadeiras práticas que toda a gente lhes chama "difíceis" do que ter de engolir matéria.

E se tu és como eu, acredita que este post te vai ajudar imenso!

Clica no "Continuar a ler" e aumenta a tua média!


Prepara-te

Antes de começar a estudar, deves preparar-te previamente. Tem em atenção a escolha do local de estudo, isso é fundamental para que consigas manter o foco e dedicares a atenção necessária.

Grava o que memorizas 

Fazer uma gravação audio do que tens de memorizar pode ser útil para reter mais facilmente as informações, sobretudo se em causa estiver uma palestra à qual assististe, ou um discurso que vais ter de fazer. Lê em voz alta os textos que tens de fixar para que os possas ouvir mais tarde.

Anota

Para que te familiarizes com aquilo que tens de memorizar, escreve várias vezes as informações por tópicos até que o assunto fique mais claro na tua mente. Uma boa alternativa pode ser também fazer essas anotações enquanto ouvires as gravações que fizeste.

Divide as anotações

Se sentes que aprendes melhor recorrendo à associação visual, divide as tuas anotações por secções e separa os assuntos por cores. Experimenta, e verás que esta pode ser a solução ideal para ti.

Repete

Perante determinadas situações podes ter que decorar determinado texto ipsis verbis. Nestes casos, tenta repetir a leitura linha por linha até conseguires fixar as palavras. Faz depois um teste para verificar se a estratégia funciona e tenta lembrar-te do que foi lido sem olhar para o texto. Se necessário, pede ajuda a alguém.

Escreve aquilo que te lembras

Depois de fazeres essa leitura repetitiva dos textos, escreve tudo o que guardaste na memória. Isso vai ajudar-te a reforçar a memorização.

Ensina alguém

Quando memorizares grande parte da matéria, testa e reforça os teus conhecimentos tentando ensiná-los a alguém, ou a ti mesmo.

Ouve as tuas gravações 

Enquanto estiveres a fazer outras tarefas, aproveita para ouvir as tuas gravações. Isso vai ajudar-te a manter as informações na cabeça e não terás de dedicar tanto tempo exclusivamente a isso, podendo dar atenção a outras tarefas.

Faz intervalos

Tentar memorizar o que quer que seja não vai resultar se não fizeres alguns intervalos para descansar a cabeça. Só com a mente fresca se consegue assimilar os assuntos com clareza. Por isso, estabelece períodos de repouso e segue-os à risca.


Temos encontro marcado no próximo post, um beijinho 

0 comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião/sugestão é muito importante!
Email: rascunhosdesofia@gmail.com
Obrigada pela tua visita ♥

 
   
        

AVISO

Por favor, para que o layout do blog seja exibido corretamente, certifica-te que tens o "Adblock" desligado para este site.